logo_wescon
twitter facebook blog Webmail Wescon
 

Sistema de gestão em saúde

Promovendo melhoria na saúde pública projetamos um sistema modular para auxiliar na gestão municipal, totalmente integrado.

Objetivos

• Oferecer ao GESTOR MUNICIPAL ferramentas para gerenciar ações de saúde desenvolvidas nos ambulatórios básicos, especializados, unidades de pronto-atendimento, prontos-socorros, farmácias locais e centrais, almoxarifados, serviços odontológicos básicos ou especializados (CEO), serviços de saúde mental (CAPS), serviços de fisioterapia, laboratórios e serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento. Integrar e automatizar suas atividades administrativas e gerenciais, promovendo a racionalização e otimização de recursos.

• Oferecer aos PROFISSIONAIS ferramentas para acessar o Prontuário Eletrônico, contendo a história clínica permitindo acompanhamento das condições de saúde do paciente com maior eficácia.

• Oferecer aos PACIENTES, conforto, segurança, agilidade e acesso de qualidade aos serviços de saúde.

Ganhos e Resultados

• Redução de custos
Organização de processos que são executados de forma desnecessária ou repetida, aumentando controle e diminuindo gastos com medicamentos, exames, consultas, etc, sem prejudicar qualidade do atendimento.

• Prontuário eletrônico
Organização do histórico de atendimento de cada paciente, viabilizando consulta rápida em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde – SUS, tornando o atendimento médico mais eficáz.

• Bom atendimento ao usuário
Facilidade na marcação de consultas na unidade de saúde, redução do tempo de espera por consultas especializadas, melhor acesso aos medicamentos prescritos, rapidez no retorno de resultados de exames e em outros atendimentos.

• Fortalecimento da gestão
Informação precisa para tomada de decisão, auxílio para o planejamento, controle e monitoramento das ações. facilidade na avaliação de resultados por meio de indicadores e relatórios gerenciais.

• Otimização de processos de trabalho
Eliminação de processos ou etapas desnecessárias, oferecendo organização e método para auxiliar o gestor.

• Adequação ao SUS
Compatível com os princípios e diretrizes do SUS, integridade das informações a respeito do paciente, do desenho de referência e contra-referência no sistema municipal ou região de saúde onde esteja sendo utilizado, dentre outros recursos.

• Compatibilidade
Compatibilidade com sistemas do Ministério da Saúde que devem ser periodicamente alimentados pelo Gestor Municipal.

Módulos

• Módulo Ambulatório
Gerencia unidades ou serviços de saúde da atenção básica ou especializada com base no PRONTUÁRIO ELETRÔNICO, da entrada do paciente até atendimento pelo médico ou outro profissional, incluindo encaminhamentos de retorno ou agendamento de procedimentos. registro de CID's, inclusão em grupos de atendimento, planos de saúde e acompanhamento da história clínica do paciente. Permite o registro de procedimentos ambulatoriais de acordo com o SIASUS/MS, além do cadastro de usuário e da família conforme SIAB/MS.

• Módulo Faturamento
Consolida e gera produção ambulatorial da competência, bem como a reapresentação de competências anteriores, na forma do Boletim de Produção Ambulatorial – BPA – para o SIASUS/MS, realizando críticas definidas pelo Ministério da Saúde em conformidade com a Ficha de Programação Orçamentária FPO. Permite o lançamento automático de procedimentos de forma a diminuir o tempo de digitação de todo o faturamento.

• Módulo Farmácia e Almoxarifado
Controla o estoque e entrega de produtos e medicamentos, este último por lote e data de validade, bem como medicamentos de uso contínuo. Permite o controle de fornecimento de medicamentos para programas ou grupos de atendimento específicos. Possibilita a rastreabilidade de medicamentos e movimentações entre setores. Realiza controle de contratos de fornecimento e empenhos.

• Módulo Laboratório
Permite a coleta descentralizada de exames; controle dos pedidos por profissional, unidade de saúde e usuários; bem como gera relatórios de índice de normalidade, apontando solicitações excessivas. Os resultados poderão ser emitidos na própria unidade de saúde ou em outro local utilizando assinatura eletrônica.

• Módulo Vacina
Registra doses de vacinas de rotina ou em campanhas no cartão espelho, informatizado, através da parametrização dos esquemas vacinais. Controla o consumo e a perda de vacinas e insumos. Registra a temperatura das geladeiras e exporta os dados para o Programa Nacional de Imunização – SISPNI/ MS. Produz alerta aos operadores e responsáveis pelo setor mediante ocorrência de doenças de notificação compulsórias (DNC), favorecendo a pronta intervenção do mesmo (investigação, evento sentinela, bloqueios ou monitoramentos, etc.).

• Módulo Regulação
Permite monitoramento dos tetos físicos e financeiros de procedimentos, consultas e exames dos prestadores de serviço, absenteísmo (faltosos), demanda reprimida (fila de espera). Gerencia todo processo de controle e avaliação bem como a Programação Pactuada e Integrada – PPI, permitindo ainda, o agendamento via Internet dos municípios referenciados. Permite o bloqueio desses agendamentos por grupo, subgrupo, forma de organização e procedimento. Controla a autorização, solicitação e impressão de Procedimentos de Alta Complexidade – APAC, bem como a distribuição por faixa entre os setores.

• Módulo TFD
Controla encaminhamentos de usuários para outros municípios, através da PPI, cobrindo todo o fluxo, desde a solicitação até a realização do atendimento, e ainda permite: alocação de veículos, gerenciamento da demanda reprimida dos encaminhamentos, bem como o absenteísmo e o faturamento. Foi também desenvolvido o VIVVER CIS, para Consórcios Intermunicipais de Saúde, que dispõe do Módulo CIS que permite o agendamento de consultas e exames dos municípios consorciados, via Internet, monitorando os tetos físicos e financeiros dos prestadores, conforme cota pré-estabelecida para cada município.




 

Mapa do Site

Cadastre aqui seu e-mail para receber nossas novidades